Uma comitiva alagoana está participando desta segunda-feira (27) de um ato do Comando Nacional de Greve (CNG) da Federação de Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA Sindical) que está fechando a entrada do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), bloco C da Esplanada dos Ministérios em Brasília-DF.
Os grevistas querem uma reunião com ministro Dyogo Oliveira, para discutir a pauta de reivindicações, em defesa do serviço público, contra os ataques ao funcionalismo e em defesa da Carreira e Educação Pública.
De acordo com o grupo, o Governo Federal se recusa a dialogar com os representantes dos trabalhadores. No total, foram 13 ofícios enviados ao Ministério da Educação (MEC), sem resposta ou até mesmo justificativa à Federação.
Cerca de 200 mil técnicos das instituições federais de ensino em todo o país reivindicam abertura de diálogo com o governo, após a quebra do Termo de Acordo assinado em 2015. Até o momento, de 63 instituições de ensino superior, 38 aderiram à greve e algumas ainda realizam assembleia