O apresentador Hermano Henning, 71, que durante 23 anos fez parte do casting do jornalismo do SBT, decidiu entrar com uma ação na Justiça contra a emissora, com o intuito de receber todos os seus direitos trabalhistas, após deixar a emissora apenas com um salário em mãos.
Em conversa com a coluna, André Froes de Aguilar, advogado do jornalista, explica que Hermano era contratado como pessoa jurídica do canal de Silvio Santos: “A única coisa que o Hermano recebeu nesses últimos 23 anos foi seu salário. Estamos pedindo o reconhecimento do vínculo deste período todo, como férias, 13º, FGTS, equiparação salarial com empregados da mesma função que ganhavam mais na empresa e o período que ele ficou na geladeira”.
Segundo o advogado, no final do vínculo do apresentador com o SBT, a emissora ofereceu um contrato “tampão” com uma redução de 50% de salário num período de três meses. “A própria Justiça do Trabalho hoje reconhece a pejotização como uma fraude aos direitos trabalhistas, aplicando o artigo 9º da CLT. Afinal, foram 23 anos de SBT e de um dia pra noite, simplesmente falaram que o Hermano não iria trabalhar mais”, conta.
Para André Froes de Aguilar, a figura da pessoa jurídica nada mais é uma máscara para fraudar a legislação trabalhista.
“A estimativa de valor é só depois que a gente tiver uma sentença reconhecendo o vínculo. Por enquanto não tem valor nenhum”, esclarece o advogado.
Procurados, Hermano Henning e SBT não quiseram se pronunciar sobre o assunto.
Departamento de jornalismo do SBT está em alerta
Produtos como “Primeiro Impacto” e até mesmo o “SBT Brasil” não tem atraído grandes anunciantes. E para conseguir alguns deles, precisa conceder descontos além do que já é praticado normalmente no mercado. Mesmo assim, existe um problema de rejeição.
Atentos a esse realidade, existe uma grande preocupação no setor de jornalismo do SBT sobre possíveis demissões no departamento. A tensão é grande.
Um exemplo é que o “SBT Brasil” vem oscilando entre um e dois intervalos comerciais. Vale destacar que estamos falando do principal produto jornalístico da emissora e no horário mais caro da televisão, o prime time.