Depois de deixar a liderança do PMDB no Senado, no último mês de junho, por não concordar com as reformas propostas pelo governo do presidente Michel Temer, o senador Renan Calheiros irá recepcionar o ex-presidente Lula em Alagoas, sua terra-natal, durante a caravana que o petista realizará pelo Nordeste.
O político fará “as honras da casa” junto com o filho, Renan Filho, que é governador do Estado. Lula inicia a viagem, de ônibus, no dia 17 de agosto, e segue na estrada até 5 de setembro, começando na Bahia e terminando no Maranhão.
Na terça-feira (8), o alagoano chegou atrasado ao jantar oferecido pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, para discutir a reforma política. De acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, ele justificou dizendo que seu voo demorou a decolar: “Ser baixo clero é um desastre!”, ironizou, para gargalhada geral dos colegas.
Já o PT pretende, a partir da caravana, além de aproximar o ex-presidente Lula da população e dos políticos da região, aumentar o número de filiados à legenda. Desde a condenação de Lula pelo juiz Sérgio Moro, a 9 anos e meio de prisão por corrupção passiva, o número de pedidos de ingresso no partido registrou um aumento considerável.