O Instituto Nacional do Seguro Social em Alagoas (INSS) cancelou mais de 8 mil auxílios-doença e aposentadorias por invalidez que estavam há mais de dois anos sem a devida revisão em Alagoas. Com a revisão, o INSS de Alagoas estima uma economia de 43,1 milhões por ano. A revisão dos benefícios está sendo feita em todo o país.
Nesta primeira etapa do processo de revisão, o INSS enviou 9.026 cartas aos beneficiados, convocando todos para a realização da perícia. Ao todo, em Alagoas, existe hoje 43 mil beneficiários de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
Dos mais de 9 mil benefícios revisados, apenas 761 segurados permaneceram no INSS. Desses, 748 benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez, sete por invalidez com 25% de acréscimo no benefício e seis foram convertidos em auxílio-acidente. Além disso, foram encaminhados 59 segurados para a reabilitação profissional.
O pente-fino nos benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional Instituto Nacional do Seguro Social) já cancelou mais de 43 mil auxílios-doença em todo o país desde que começou a ser feito, em julho de 2016, de acordo com dados divulgados pela Previdência Social.