A fim de elaborar o Plano de Prevenção, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) iniciou a aplicação dos questionários de triagem ao uso de álcool, tabaco e outras drogas nas escolas estaduais de Maceió.
O teste faz parte do Projeto Despertar que desenvolve ações de integração escolar, familiar e sociedade civil.
O teste ASSIST é aplicado nas salas de aulas após uma palestra ministrada pela equipe da Superintendência de Politicas Sobre Drogas. De acordo com o gerente de Programa de Prevenção e Reinserção Social, Márcio Santos, 19 escolas localizadas em bairros de vulnerabilidade fazem parte do Projeto Despertar.
“O Plano de Prevenção será um estudo quantitativo nas áreas de maior risco de vulnerabilidade que fazem parte do Projeto Despertar. Após a realização dos estudos são elaboradas ações de redução da violência”, disse Márcio.
O projeto com o foco nas regiões de risco e vulneráveis ao consumo de drogas contemplará a implantação de bases temporárias em seis territórios de Maceió já identificados. São eles: Jacintinho, Benedito Bentes, Clima Bom, Vergel, Tabuleiro do Martins e Cidade Universitária.








