Uma novela indiana que está quebrando tabus da sociedade – de violência doméstica e ataques com uso de ácidos a menstruação e casamento infantil – se tornou uma das séries mais assistidas no mundo, atraindo mais de 400 milhões de espectadores, disseram os produtores.
Feita para desafiar as atitudes patriarcais profundamente enraizadas e discriminação entre gêneros, “Main Kuch Bhi Kar Sakti Hoon”, ou “Eu, uma mulher, posso conquistar qualquer coisa”, conta a história de uma jovem médica que deixa seu trabalho na cidade para trabalhar em seu vilarejo.
Através da protagonista Sneha Mathur, espectadores encontram práticas e tabus comuns, mas raramente desafiados socialmente, como abortos seletivos dependendo do sexo e menstruação – todos baseados em casos da vida real da Índia, amplamente conservadora.
Em um episódio, a irmã de Mathur é forçada a um aborto tardio de um feto feminino e morre durante o procedimento, enquanto em um outro episódio outra irmã é alvo de um ataque a ácido após se juntar a um time de futebol misto.
A série também observa a sexualidade jovem para ajudar adolescentes a compreenderem melhor as mudanças que seus corpos estão passando e dissipar tabus que ditam que a menstruação é suja e a masturbação não é natural.
A novela completou duas temporadas, com mais de 170 episódios, desde que foi lançada em 2014 – e a rede de TV indiana Doordarshan diz que sua audiência já ultrapassou 400 milhões de pessoas em 50 países.