A polícia britânica divulgou no sábado (27) imagens do homem-bomba responsável pelo atentado realizado após um show da cantora Ariana Grande na última segunda-feira (22). Retirada de uma câmera de vigilância, a foto mostra Salman Abedi momentos antes do ataque que deixou 22 mortos e 119 feridos.
As imagens divulgadas pela polícia de Manchester mostram que Abedi usava óculos, vestia uma jaqueta escura, calça jeans e um boné de beisebol, e estava com a mochila que, segundo o “The Guardian”, guardava a bomba usada no atentado. Segundo o jornal britânico, as autoridades locais afirmam que Abedi, que era britânico com ascendência líbia, teria voltado da Líbia para o Reino Unido quatro dias antes do ataque. O objetivo é utilizar as imagens para reforçar a memória de quem possa ter visto ele momentos antes do ataque.
Em comunicado divulgado horas depois do governo anunciar a redução do nível de alerta de terrorismo de crítico para severo, o chefe da polícia local, Ian Hopkins, e o coordenador de políticas de combate ao terrorismo, Neil Basu, afirmaram que a investigação estava apresentando progresso. Segundo eles, até aquele momento, 13 pessoas haviam sido presas sob a suspeita de envolvimento com ataque realizado na segunda (22), o maior em 12 anos no Reino Unido .
iG