O Brasil teve sua primeira vitória na temporada de 2017 do Mundial de Surfe. Atuando em casa, o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, conseguiu desbancar o australiano Adrian Buchan e ficar com o título da etapa do Rio de Janeiro, na praia de Itaúna, em Saquarema.
A vitória foi conquistada com muito sufoco. O brasileiro saiu na frente com notas 7.50 e 7.83, enquanto Adrian Buchan respondeu com um modesto 5.83, mas com um perigoso 9.20 em sua terceira onda. Foi aí que Mineirinho conquistou a melhor onda da série e executou uma sequência de manobras para alcançar um 9.80.
Atrás na disputa, o australiano conseguiu uma nota 8.03 logo na sequência, colocando fogo na reta final, já que estava somente 0.40 atrás. O mar, porém, ajudou Adriano de Souza, já que Adrian Buchan não conseguiu encaixar nenhuma outra tentativa de onda. Com isso, Mineirinho apenas esperou o cronômetro zerar e pôde comemorar o título.
Com a vitória, Adriano de Souza quebrou um jejum que durava desde 2015, quando o brasileiro ganhou sua última etapa do Mundial ao vencer em Pipeline.
O resultado também serviu para Mineirinho chegar à segunda colocação do ranking da temporada de 2017. Com 24.400 pontos, Adriano de Souza agora divide a vice-liderança com o sul-africano Jordy Smith e o australiano Owen Wright. O líder segue sendo o havaiano John John Florence, com 24.750 pontos.
A próxima etapa do Mundial de Surfe acontecerá em Namotu, em Fiji. O evento terá início no próximo dia 4 de junho.
Gazeta Esportiva








