O ex-prefeito de Canapi, Celso Luiz Tenório Brandão, dois ex-secretários e o ex vice-prefeito do município foram presos nesta sexta-feira (12) em operação da Polícia Federal (PF). O grupo é acusado de criar um esquema que desviou quase R$ 30 milhões da prefeitura.
Celso Luiz, Jorge Valença e Carlos Alberto, ex-secretários, e do ex-vice-prefeito Genaldo Vieira serão encaminhados para a sede da Polícia Federal, no bairro do Jaraguá, em Maceió.
Celso Luiz é acusado de chefia um esquema de desvio de recursos que envolve ainda as cidades de Mata Grande e Inhapi. De acordo com as investigações mais de R$ 18 milhões pagos pela União ao Município no ano passado, a quantia aproximada de dez milhões foi inexplicavelmente transferida de contas bancárias da Prefeitura para contas de pessoas e empresas ligadas a gestores municipais.
De acordo com o Ministério Público, existem indícios de fraude em licitações e aquisição ilegal de fraldas descartáveis compradas com verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).