Este ano, a Procuradoria Geral do Município (PGM) realizou a seleção de estágio com mais de 120 estudantes de Direito. Inicialmente, a previsão do edital era de cinco vagas, mas seis estagiários foram aprovados e chamados para o trabalho. O resultado foi divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) no último dia 22 de março.
De acordo com o Procurador do Município, Daniel Borba, presidente da Comissão de Seleção da PGM, a mudança no edital atende a uma demanda interna do órgão. “Ela se deu porque até o final do ano teremos várias substituições, já que os nossos antigos estagiários estão se formando ou estão completando dois anos de estágio (prazo limite pela lei do estágio)”, explicou.
A seleção foi feita por intermédio do Centro de Estudos da PMG e as provas realizadas no Centro Universitário Cesmac. “A parceria com o Cesmac e a participação voluntária dos servidores da Procuradoria, os procuradores, estagiários, recursos humanos e tecnologia da informação, possibilitaram a realização desse processo”, enfatizou.
“O objetivo é dar ao estagiário a experiência da prática antes mesmo da formação acadêmica. Assim, o aluno passa a ter a vivência prático-pedagógica que o aproxima da realidade de sua área de formação e o auxilia a compreender diferentes teorias que regem o exercício profissional”, afirmou Daniel Borba.
Os primeiros candidatos aprovados começaram a estagiar já no início de abril. Os dois últimos colocados iniciaram seus estágios em maio. “Arrecadamos 220 latas de leite que serão doadas para instituições atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)”, disse o procurador.
O estágio
Todo o processo teve como base a Lei 11.788/2008, a Lei do Estágio. Os estudantes selecionados terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 937 e vale-transporte. A carga horária a ser cumprida é de 6h por dia.
Os estagiários aprovados desempenharão suas funções e terão supervisão diária nas atividades desenvolvidas. O processo seletivo tem validade de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo prazo.