Na noite de ontem (16) o programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou a vida de ‘laranjas’ que, na verdade, são vítimas de um esquema que desviou R$ 27 milhões de Canapi, no interior de Alagoas. A cidade pobre sofre muito com a seca, mas a quadrilha, comandada pelo ex-prefeito, Celso Luiz (PMDB), usou até carro-pipa para fraudar os cofres públicos.
José Carlos Castro, promotor de Justiça, informou que a maioria dos laranjas são vítimas e sempre beneficiários do programa Bolsa-Família. “Foram desviados aproximadamente R$ 10 milhões que deveriam ser usados para o abastecimento de água da cidade”.
Já o delegado da Polícia Federal (PF), Antonio José da Silva Carvalho, declarou que foi montada uma organização criminosa com o objetivo de subtrair a maior quantidade de recursos da Prefeitura. “Encontramos irregularidades na aquisição na merenda escolar, na compra de fraudas. Tudo isso entre os anos de 2012 e 2016”.
O delegado ainda foi além: “Celso Luiz é figurinha carimbada nas operação da Polícia Federal, e é conhecido como um dos últimos coronéis do sertão alagoano”.
Os laranjas foram usados para abrir empresas e emitir notas para a compra de material. “As pessoas ganhavam cesta básica para assinar os documentos”, disse o delegado da PF. Entre os usados estão agricultores, famílias que vivem às margens da rodovia.
Em nota, Celso Luiz informou que está sendo vítima de perseguição política e jurídica, e que nada ficará provado contra ele.
Redação com informações da matéria divulgada pela Rede Globo