A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio de sua Superintendência de Políticas Educacionais (Suped) adotou uma iniciativa que é exemplo de sustentabilidade: desde o ano passado, a água coletada de condicionados é reutilizada para regar plantas e realizar a limpeza predial da superintendência.
De acordo com o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, a iniciativa teve início em 2015, ainda de forma arcaica. Em outubro de 2016, protótipos foram construídos para aperfeiçoar a coleta da água, que segundo ele, chega a ser de até 80 litros por dia.
“Durante a primeira edição do Cepa Vivo, tivemos uma conversa com o IMA [Instituto do Meio Ambiente], o qual apresentou projetos semelhantes. Daí, decidimos montar o nosso próprio sistema de coleta. Temos um servidor designado para retirar a água dos canos e fazer a distribuição adequada do material”, explica Lisboa.
O superintendente salienta ainda que o projeto pode ser adquirido junto à Suped pelas escolas que pretendem utilizar a iniciativa sustentável e econômica em seus prédios.
Protótipos – Ricardo Lisboa informou também, que dois tipos de protótipos foram desenvolvidos para realizar a coleta no prédio da Suped. O primeiro, que já está sendo utilizado, consiste em um cano de 150 mm, com dois metros e meio de comprimento e que armazena a água do ar-condicionado até o momento da coleta. Na extremidade inferior do cano, uma torneira foi acoplada para facilitar a retirada da água.
O segundo protótipo, que já teve a maioria dos seus materiais adquiridos pela Seduc, consiste em um projeto que visa coletar a água de vários ares-condicionados ao mesmo tempo, e despejando essa material em um local de armazenamento maior, como uma caixa d’água, que otimizaria ainda mais a distribuição.








