Celebrar 45 anos de uma irrepreensível carreira, teve um gosto a mais para Gloria Pires. Na noite de terça-feira (29), a atriz recebeu uma emocionante homenagem do jornal carioca Extra, durante a entrega do Prêmio Extra de TV 2016. Realizada na casa de shows Vivo Rio, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a premiação consagrou, em 13 categorias, os melhores do ano na telinha. “Esse prêmio tem um sabor muito especial porque dos meus 53 anos, 45 eu passei nos estúdios.
Tudo que eu aprendi, tive experiência de experimentar foi em um estúdio de TV. Hoje, receber essa homenagem, é tão importante. Como brasileira, também sou vidrada em televisão e receber essas homenagens de tantas pessoas que admiro, colegas, professores e ídolos”, disse Glória em seu discurso.
A atriz ainda agradeceu ao pai, o falecido Antônio Carlos Pires. “Tudo que aprendi na vida, aprendi observando sua maneira de ser. Não posso deixar de agradecer as mulheres maravilhosas que ajudaram a cuidar dos meus filhos enquanto eu estava trabalhando”. Na plateia, o marido, Orlando Morais, a filha Antonia, ao lado do namorado, o ator Wagner Santisteban, além de Ana e Bento. Todos choraram muito com a homenagem à atriz.
Mas a emoção foi coletiva com o anuncio do prêmio de Melhor Ator. Morto por afogamento no Rio São Francisco, Domingos Montagner foi o agraciado por sua interpretação na pele de Santo, na novela Velho Chico. A viúva do ator, Luciana Lima, recebeu o troféu. “Peço desculpas pelas falas trêmulas, mas é muito emocionante estar aqui nessa noite, representando o Domingos. Não é fácil. É muito talento, é muita dedicação, é muito empenho, muito trabalho… São muitos anos de batalha. E é bom vir aqui e, aos poucos, ir reconhecendo o talento dele. Domingos não foi só um grande ator, mas um pai dedicado e amoroso, um marido companheiro e um ótimo colega de trabalho. Esse reconhecimento, que veio do público, não veio só pela dedicação à arte e ao ofício. Ele era assim, desse jeito”.
Segurando as lágrimas, com a voz pausada, ela prosseguiu. “Está tudo muito recente, mas eu fiz questão de vir aqui não só como forma de homenageá-lo, mas como forma de eu ter o público aqui me escutando para eu agradecer todo o amor, carinho e gratidão que o público e os colegas de trabalho tiveram conosco nesse momento tão difícil. Tenho certeza que agora ele está muito feliz por tudo o que ele conseguiu conquistar. Gostaria de agradecer a todos e encerrar essa fala com uma frase que ele sempre dizia ao final de cada apresentação do teatro e do circo: ‘O espetáculo não para; tem sequência'”.
O Fuxico