Aproximadamente R$ 12 milhões foram desviados em processos fraudulentos de licitação da merenda escolar em Alagoas. Os dados foram divulgados pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (28) como resultado da operação “Brotherhood”.
As investigações que iniciaram ano passado identificaram irregularidades, como superfaturamento, conluio entre empresas, uso de empresas fantasmas e de laranjas nas licitações e falhas no recebimento de alimentos. A cidade que deu início aos trabalhos foi Traipu, e se estendeu para Tanque d’Arca, Ibateguara e Girau do Ponciano. Também foram alvos Arapiraca, Penedo, Cajueiro e Maceió para cumprimento das ordens.
A Controladoria Geral da União (CGU) constatou que as irregularidades são recentes, entre os anos de 2012 e 2013. ” É mais comum que a Polícia Federal investigue fraudes mais antigas, mas a parceria com a CGU possibilitou que chegássemos a fatos recentes”, explicou Fábio Maia, delegado de Combate ao Crime Organizado.
Ainda sengundo as investigações, vinte empresas participaram do esquema. Os representantes participavam da fraude desde a fase pré-licitatória. As pessoas que cederam os nomes para a constituição de empresas serão indiciadas por falsidade ideológica. As empresas e servidores direitamente envolvidos devem responder por fraude em licitação
Ao todo 107 policiais federais participaram da ação, junto com 15 servidores da CGU. Agora os documentos serão analisados e os envolvidos serão ouvidos.
Redação