A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia na próxima segunda-feira (25), a partir das 8h, a vacinação contra o vírus da gripe H1N1 nas unidades de saúde da capital, com exceção das que estão passando por reforma. A Coordenação do Programa de Imunização informa que está lotando profissionais extras nos postos de maior demanda, e ressalta que pode haver redução de atendimento em algumas unidades por conta da greve dos servidores.
A campanha Nacional de Vacinação contra Influenza para este ano será realizada com definição de grupos prioritários. Todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em 2015, devem receber uma dose em 2016. Também deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de seis meses as menores de nove anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª.
Todas as gestantes em qualquer idade gestacional estão dentro do grupo prioritário. Mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo da vacinação. Para isso, deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período da vacinação.
Trabalhador da área de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade também têm de ser imunizados. A vacinação para essas pessoas já aconteceu durante a última semana.
Indivíduos com 60 anos ou mais deverão receber a vacina. Povos indígenas a partir de seis meses de idade também devem ser imunizados.
Portadores de doenças crônicas
Devem ser vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente de idade, conforme determinação do Ministério da Saúde. Essa população precisa levar um atestado do médico expondo à sua situação que deverá ficar de posse do vacinador para anexar o relatório diário entregue à SMS.
Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina. Caso no local do atendimento onde são atendidos regularmente não tenha um posto de vacinação, devem buscar a prescrição médica na próxima consulta onde estiver agendada, visando garantir esse documento. Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica e apresentá-la nos postos de vacinação.
Para maiores informações ligar 3315-5231 – Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta, no horário das 8 às 15h.
Ascom / SMS