A equipe brasileira feminina da Ginástica Artística garantiu um lugar nos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto. Depois de três subdivisões disputadas, e restando apenas mais uma, o Brasil lidera a competição por times e, como são quatro vagas, e há apenas mais duas equipes para entrarem em ação (Bélgica e França), as atletas do país terminarão, pelo menos, em terceiro lugar.
Competiram pelo país as principais ginastas. Considerados os resultados até a terceira subdivisão, no individual geral, Flávia Saraiva ocupa o segundo lugar. Jade Barbosa é a quarta, e Lorrane Oliveira a quinta. Também representaram o país, ainda que não tenham feito todos os aparelhos, Daniele Hypolito, Carolyne Pedro e Rebeca Andrade.
Além da vaga nas Olimpíadas, na competição por equipes, o Brasil ainda tem chances de alcançar as finais do evento-teste em alguns aparelhos. Saraiva ainda pode chegar à decisão no solo e na trave. Jade Barbosa também tem chances na trave, enquanto Hypolito pode brigar pela medalha no solo e também no salto. Por fim, Rebeca Andrade ainda sonha com um lugar na final das barras assimétricas.
A última subdivisão acontece às 20 horas (de Brasília), ainda neste domingo. Depois disso, será definido o pódio da competição por equipes, além das finalistas dos aparelhos. As decisões ocorrem nesta segunda-feira, ao longo do dia.
Gazeta Esportiva