Aproveitando o Dia Mundial da Água nesta terça-feira (22), a Fundação SOS Mata Atlântica divulgou o resultado de um estudo que revela o nível de poluição dos rios de onze estados e o Distrito Federal. As amostras foram coletadas entre março de 2015 e fevereiro de 2016, em 289 pontos de coleta distribuídos em 76 municípios. Alagoas está nesta pesquisa.
Dos oito pontos coletados no Estado, seis tem qualidade da água considerada regular são os Rios Pratagy, Camaragibe, São Francisco, Manguaba, Lages, Tatuamunha e Fonte Grande. Já dois, foram considerados ruins, os Rios Riacho Doce e Fonte da Barra.
“Esses indicadores reforçam a importância da campanha Saneamento Já, que tem como objetivo engajar a sociedade em uma petição pela universalização do saneamento e por água limpa nos rios e praias brasileiras, e que é também tema da Campanha da Fraternidade 2016. O Plano Nacional de Saneamento Básico postergou a universalização do saneamento no país para 2033, sendo que antes o prazo era até 2020 – em virtude da falta de investimentos no tratamento de esgoto e para acabar com os lixões nos municípios. Isso resulta na precária condição de saneamento ambiental das bacias analisadas, com agravamento dos indicadores de saúde pública e o aumento das doenças de veiculação hídrica”, alerta Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica.
Redação com Assessoria