O Instituto do Meio Ambiente (IMA), em comemoração ao Dia Mundial da Água, que acontece no dia 22 de março, preparou uma programação especial que tem início na quinta-feira (17). Diversas atividades educativas serão realizadas pelo IMA, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
A programação do IMA começa na quinta, às 8h30, na base descentralizada do órgão, que fica na Ilha de Santa Rita. Haverá gincana e aula no Barco-escola, com a participação de alunos do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Na ocasião, os estudantes assistirão palestras sobre a Piscina do Amor, com Juliano Fritscher, biólogo consultor do IMA, e uma apresentação sobre a importância da água, com o ambientalista Fernando Veras.
Na sexta-feira (18), haverá uma trilha ecológica na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com estudantes da Escola Estadual Alberto Torres, que participarão de jogos ambientais e conhecerão a fauna local.
Já no sábado (19), será dia de corrida de barco no Rio São Francisco. A concentração será às 9h30, no Povoado Ponta Mofina, e a largada está marcada para 10h. O passeio ciclístico acontecerá no domingo (20), na Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe. A concentração será às 7h30, no Memorial da APA, e a largada está prevista para 8h. No mesmo dia haverá peixamento e entrega de cestas básicas.
As atividades comemorativas prosseguem na segunda-feira (21), com peixamento, palestras e jogos ambientais em Arapiraca. Na terça-feira (22), a programação encerra com jogos ambientais no Ginásio Poliesportivo de Jequiá da Praia, com a participação de escolas municipais.
Ainda na terça-feira haverá um mutirão de combate ao Aedes Aegypti, em Penedo. Os técnicos do IMA prestarão apoio às equipes das secretarias de Serviço Público e Saúde, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Serviço Autônomo de água e Esgoto (SAAE), que realizarão o monitoramento das casas e empreendimentos do município.
Agência Alagoas