Engajados nas ações realizadas pelos órgãos que integram a força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti, os agentes de endemias do Programa de Controle de Roedores e Escorpiões da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão promovendo neste sábado (12), mais uma etapa da ação, com o recolhimento de pneus descartados irregularmente. Esta semana, a concentração dos agentes será em frente ao colégio SEB COC, na Ponta Verde, a partir das 7h30, seguindo por todo o bairro, que detém um dos maiores índices de proliferação de focos do mosquito.
“Temos realizado essa atividade há três semanas, sempre aos sábados, quando podemos contar com o apoio do caminhão do CCZ para recolher o material. E nesse período, já retiramos de circulação cerca de 700 pneus que poderiam ter se transformado em criadouros do mosquito, destinando-os aos chamados ecopontos, onde eles puderam ser descartados da forma adequada”, explicou o gerente técnico do Programa, José Gilson Vieira da Silva.
Ainda de acordo com o gerente técnico, as áreas de atuação dos agentes de endemias obedecem ao critério do mapeamento de áreas da cidade onde o problema é detectado, com base no recebimento de denúncias de descarte inadequado desse tipo de resíduo, feitas pela população através dos números do disque dengue (3221-2523 e 3315-5360) e do disque limpeza (3315-2600). É a partir desse levantamento que a equipe define o planejamento de toda a operação, recolhendo e garantindo a destinação ecologicamente correta desse material.
Ascom SMS