Técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) participam nos dias 30 e 31 deste mês de uma capacitação que servirá de base para a realização do inquérito soroepidemiológico para brucelose bovina e bubalina. A sorologia deverá ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
O treinamento, que será realizado na Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), será ministrado pelo professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Centro Colaborador em Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) José Soares Ferreira Neto.
Apesar do número de propriedades que irão participar da pesquisa ainda não ter sido definido, elas serão selecionadas de acordo com aspectos epidemiológicos e caracterização agroprodutiva.
“Com base neste estudo, teremos uma fotografia mais genuína do quadro da brucelose no rebanho de bovídeos, o que vai contribuir com o trabalho das instituições públicas ligadas ao setor agropecuário, além de beneficiar a própria cadeia produtiva do Estado”, afirmou o chefe de Núcleo de Defesa Animal da Adeal, Hevidardo Otoni.
De acordo com o representante da Adeal, concomitantemente, será feita uma análise dos aspectos epidemiológicos no que diz respeito a fatores de risco da doença.
“Com isso, Alagoas terá meios para adotar um gerenciamento mais eficaz na defesa e cessão da brucelose, focado no desenvolvimento da agropecuária”, frisou Hedivardo Otoni.
Agência Alagoas