Com as operações de fiscalização realizadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) na parte alta da cidade, vários condutores estão sendo flagrados transitando pelo acostamento.
Somente em um dia, em poucas horas de fiscalização na BR 104, agentes autuaram 38 condutores por trafegarem pelo acostamento. A infração está tipificada no artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro e gera multa no valor de R$ 574,62, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Além deste tipo de infração, a fiscalização da SMTT tem constatado ainda este ano muitos casos de estacionamento irregular. Em 2015, a infração de trânsito correspondeu a 41,16% do total das multas lavradas pelo órgão.
“Dentre as infrações cometidas pelos condutores é a mais recorrente na cidade. Ela dificulta a circulação dos demais veículos e impossibilita um trânsito mais livre e com fluidez e, principalmente, põe em risco as pessoas que têm o seu direito de ir e vir impedido em uma calçada ou passeio obstruído por um veículo. Muitas vezes a falta de espaço faz com que o pedestre procure a rua para seguir caminho e isto pode causar atropelamentos”, detalha o coordenador de Operações de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.
A fiscalização de estacionamento irregular tem ocorrido em toda Maceió e intensificada nos bairros Tabuleiro do Martins, Pinheiro, Farol e Cidade Universitária. Na semana passada, agentes flagram 178 infrações por estacionamento irregular, uso de celular ao volante e não uso do cinto de segurança nas operações ocorridas nos bairros.
Maceió – Ascom