Um programa que fala de diversidade e traz debates sobre direitos humanos e cidadania, na TV aberta. Esse é o formato do Estação Plural, que estreia amanhã (4), às 23h, na TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Apresentado pelas cantoras Ellen Oléria e Mel Gonçalves (da Banda Uó) e pelo jornalista Fefito, a atração será semanal e cada episódio vai trazer um entrevistado para debater, com abertura, temas de interesse geral.
A pré-estreia será hoje (3), em Salvador, no Teatro Sesi Rio Vermelho, às 19h. Além da exibição do primeiro episódio, haverá também um bate-papo, em primeira mão, com os apresentadores e com representantes de entidades de defesa dos direitos humanos e convidados.
“Quero agradecer esse espaço para falar com o povo da Bahia, o povo soteropolitano. A gente está falando de um momento muito importante para a história da comunicação no Brasil. A gente tem, pela primeira vez na história da TV, inclusive por ser uma emissora pública. Um grupo muito diverso, reunido para tratar de temas tão contra-hegemônicos”, disse a apresentadora Ellen Oléria em entrevista à Agência Brasil.
Assuntos ligados à questão de gênero também terão espaço já que os apresentadores estão diretamente ligados a causa: Ellen Oléria é lésbica, Mel Gonçalves é transexual e Fefito, gay. “A nossa ideia é falar do cotidiano, da vida, a partir dos nossos olhares. Acho que isso humaniza o público LGBT e, para falar de direitos civis, no nosso país, considerar que temos duas apresentadoras negras, numa posição central, num programa de TV com cobertura nacional, isso é histórico e grandioso”, acrescenta Ellen.
Agência Brasil