Um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra o fechamento líquido de 95,4 mil lojas em 2015. Os números representam um balanço final do ano, de acordo com os dados de dezembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
De acordo com a Confederação, o fechamento das lojas está diretamente associado à queda no volume das vendas. Em Alagoas, 15,7% encerraram suas atividades, deixando o Estado na 7° posição entre as unidades da federação onde ocorreu a maior diminuição. O Espírito Santo ficou com a primeira posição, tendo 18,5% de suas lojas fechadas e onde a crise menos afetou foi Tocantins, com apenas 1,4%.
Todos os segmentos do varejo apresentaram queda no número de lojas, destacando-se, em termos relativos, os ramos mais dependentes das condições de crédito, tais como: materiais de construção (-18,3%), informática e comunicação (-16,6%), móveis e eletrodomésticos (-15,0%).
Redação com Assessoria