Após cinco de dias de aulas de muito aprendizado, aliando o conhecimento teórico à prática, chegou ao fim hoje o Curso de Investigação de Homicídios, ministrado por policiais do Departamento de Polícia de Miami, nos Estados Unidos, aos 44 alunos da Polícia Civil Alagoana e de mais seis estados do Nordeste. Esta foi a primeira vez que o Estado sediou um curso dessa categoria, que está em sua 4º edição no Brasil.
“Em mais de vinte de quatro anos atuando como agente de Polícia Civil, jamais tive uma oportunidade tão excelente como a deste curso, nem ao menos nada parecido. Sem dúvida alguma irá contribuir de forma relevante a nossa atuação, visando solucionar com mais agilidade e precisão os casos de homicídios em nossa cidade”, conta Denilma Cristina Santos Magalhães, aluno do curso e agente da Delegacia do Município de Pilar, considerado um dos mais violentos do Estado.
Durante a cerimônia de encerramento, realizada no auditório da Secretaria de Segurança Pública, no centro de Maceió, o secretário adjunto da pasta, Delano Sobral Rolim, agradeceu aos agentes americanos pela contribuição dada. “A oportunidade de troca de conhecimentos durante esse período é única, agradecemos a Embaixada Americana pela oportunidade. Apesar das diferenças entre os dois países, quanto a infraestrutura e logística, esperamos que as informações compartilhadas e as técnicas aprendidas contribuam de forma relevante a atuação das forças de segurança”.
Além dos 26 alunos alagoanos, outros dezoito alunos provenientes dos estados da região nordeste, como Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte, também receberam o certificado de conclusão do curso, visando contribuir com a promoção da paz nas áreas onde atuam. “O curso foi maravilhoso, bastante proveitoso, porque eles nos ensinaram suas técnicas e novas formas de atuação que poderão contribuir muito com o trabalho que já desenvolvemos diariamente aqui no Brasil”, relatou Viviane Azambuja, delegada da Polícia Civil do Maranhão.
Os agentes americanos também agradeceram a oportunidade e receptividade dos alagoanos. “Nós gostaríamos de agradecer por vocês nos receberem com tanta hospitalidade. Pretendemos voltar em breve, em busca de novas experiências como essa”, ressaltou o Major Louis Mallencon, comandante da Divisão de Investigações Criminosas da Polícia de Miami.
Todos os alunos participantes receberam um certificado e uma lembrança, representando o reconhecimento oficial da instituição americana. O curso foi promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com a Embaixada Americana no Brasil e sob a coordenação da Chefia de Ensino Integrado da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas.
Polícia Civil