A saúde municipal começou a semana ganhando um reforço com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Alfredo Vasco Tenório, localizada no Trapiche da Barra. Classificada como Porte III, o novo equipamento de saúde disponibiliza assistência 24h e segue protocolos e diretrizes estabelecidos do Ministério da Saúde, oferecendo atendimento como pediatria, clínica médica e odontologia.
Já em suas primeiras 24 horas de funcionamento, a UPA registrou 84 atendimentos de clínica médica, 136 serviços de urgência, além de atendimentos na área de ortopedia, odontologia e assistência social, perfazendo mais de 200 atendimentos à população. Com a UPA em funcionamento, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ganham um atendimento qualificado, dando suporte e minimizando a demanda do Hospital Geral do Estado (HGE).
A unidade tem a capacidade para atender até 350 pacientes por dia, na área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes e sua finalidade é ser uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de urgências hospitalares que integram uma rede organizada de Atenção às Urgências. O atendimento ocorrerá por demanda espontânea da população, encaminhamentos da Central de Regulação da SMS, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ou resgate do Corpo de Bombeiros.
Segundo o presidente do Instituto Saúde e Cidadania (Isac), Thiago Sobreira, a diferença básica entre a UPA e o HGE está na complexidade dos casos. “Na UPA serão atendidos casos menos graves, que se resolvam na própria unidade. Por exemplo, se o paciente precisar de qualquer tipo de internação, ela será feita no HGE. Em caso de Zika Vírus, Dengue, fazemos o atendimento e se for necessário internação, encaminhamos para um hospital de retaguarda de leito”, explicou o gestor.
O prefeito Rui Palmeira destaca a importância da inauguração dessa unidade para a população maceioense e garante que os trâmites para a inauguração da UPA do Benedito Bentes já estão em fase final, devendo ser inaugurada dentro de 120 dias, beneficiando os usuários da parte alta da cidade.
Ascom – Maceió