A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) deu continuidade no domingo (21) ao monitoramento participativo na foz do rio Pratagy. O trabalho é realizado em conjunto com o Instituto Biota, SOS Mata Atlântica, Associações de Moradores da Boca do Rio e Associação de Barraqueiros.
De acordo com o assessor técnico da Semarh, Bruno Stéfanis, que coordena o monitoramento na região, as mostras coletadas estarão disponíveis na próxima sexta-feira (26) no site http://sosobsriosal.znc.com.br.
“Os testes são feitos com os kits disponibilizados pela SOS Mata Atlântica. Todos os meses, em época de maré baixa, seguiremos atuando junto aos demais parceiros para saber da qualidade da água na foz do rio Pratagy”, informou Bruno Stéfanis.
Atuação – Numa ação conjunta com a Organização Não Governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) iniciou em janeiro deste ano um monitoramento participativo para conferir a qualidade da água dos rios. A organização encontrou na Semarh uma parceria para realizar trabalhos no rio Pratagy, uma unidade de conservação estadual importante para a sustentabilidade.
Ficou definido que uma vez a cada mês, no período de maré baixa, a equipe da Semarh se encaminha até a foz do rio para avaliar a qualidade da água. Os trabalhos em parceria com a SOS Mata Atlântica seguem até dezembro deste ano e tem a possibilidade de prosseguir em 2017.
Agência Alagoas