O delegado regional de São Miguel dos Campos, Nilson Alcântara, autuou neste sábado (13) 43 pessoas pela morte de filhotes de tartarugas marinhas e destruição de ninhos da espécie na Praia do Gunga, no município de Roteiro.
As pessoas autuadas assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) e foram liberadas. Os veículos apreendidos foram recolhidos para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Maceió.
A ação que resultou na apreensão de 53 veículos (quadrículos, bugres e duas caminhonetes que realizam passeios com grupos), aconteceu depois que a polícia recebeu denúncias sobre a morte dos animais, durante os passeios na praia.
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) informou que as pessoas autuadas exerciam atividade econômica no local através do aluguel de veículos, que trafegavam de forma irregular na faixa de areia da praia do Gunga, causando riscos não só à população, como à fauna e flora da região. O local é apontado como área de desova de tartarugas.
A ação aconteceu também em parceria do IMA, com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o Batalhão de Trânsito (BPTran), que realizou testes de bafômetro com os motoristas surpreendidos, o Ministério Público Estadual (MPE) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Ascom – PC