Mais desdobramentos dos depoimentos de delação premiada dos envolvidos na Operação Lava-Jato. desta vez, o ex-diretor financeiro da UTC Engenharia Walmir Pinheiro Santana, relatou que o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi pessoalmente à sede da empreiteira para receber R$ 1 milhão em espécie.
Em depoimento à Procuradoria Geral da República, o delator do dia 4 de agosto do ano passado. “Ricardo Pessoa certa vez comunicou ao depoente [Walmir Pinheiro] que Arthur Lira havia lhe pedido R$ 1 milhão. Em geral, quem fazia os pagamentos para o Partido Progressista era Alberto Youssef. Neste caso, porém, Ricardo Pessoa disse que era para o depoente pagar diretamente o valor a Arthur Lira. Ricardo Pessoa disse ao depoente que Arthur Lira iria na UTC buscar dinheiro e que se tratava de um compromisso que teria que pagar”, diz trecho do depoimento de Pinheiro à Justiça.
Segundo o ex-diretor da UTC, o dinheiro estava em sua sala e, devido ao volume dos valores, não foi guardado no cofre e sim em seu armário. Ele disse que entregou o dinheiro à Arthur Lira na sala de reunião da empreiteira.
Redação com G1