Por quase duas horas nenhum ônibus conseguiu entrar ou sair dos terminais Bandeira, na região central de São Paulo, e Pinheiros, na zona oeste, devido a bloqueios organizados por integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), nesta segunda-feira (11).
Segundo a São Paulo Transportes (SPTrans), entre às 6h40 e 8h30, os veículos foram obrigados a estacionar nas imediações dos terminais, o que provocou grande lentidão e atrasos. Passageiros precisaram desembarcar na rua.
Os atos são contra o reajuste nas tarifas dos ônibus urbanos, dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô. Os bilhetes subiram de R$ 3,50 para R$3,80 no início deste ano. Na última sexta-feira (8), manifestações acabaram em tumulto no centro da capital paulista.
Segundo a Polícia Militar, até às 7h45 as manifestações ocorriam sem violência, apenas com transtornos na circulação de veículos pela Avenida 9 de Julho.
No mesmo horário, manifestantes que estavam no Terminal Pinheiros saíram do local, mantendo o protesto pelas vias em seu caminho. Pouco depois das 8h30, eles impediam o tráfego no cruzamento das avenidas Rebouças e Brigadeiro Faria Lima, complicando o congestionamento já pesado em uma manhã chuvosa e de retorno do rodízio de veículos na capital paulista.
Agência Brasil