A participação das capitais brasileiras na formação do Produto Interno Bruto (PIB) nacional foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (18). Ao contrario das demais cidades, Maceió manteve sua participação na soma das riquezas do país nos últimos três anos.
A capital alagoana manteve sua participação de 0,3% entre os anos de 2010 e 2013, o que corresponde a R$ 16.385.771 para a economia nacional. Entre as capitais, a cidade fica na posição 18% e nos municípios da federação no 42° lugar.
Os dados confirmam ainda a desigualdade e concentração de renda no país. Um quarto da renda e 13,8% da população brasileira se concentram em apenas sete dos 5.570 municípios do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e Campo dos Goytacazes. Juntos, eles respondiam por aproximadamente 25% do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no país.
A pesquisa, desenvolvida em parceria com órgãos estaduais de estatísticas, secretarias estaduais de governo e a superintendência da Zona Franca de Manaus mostram ainda que, no ano da pesquisa, o PIB do país cresceu 10,6%, na comparação com o ano anterior, em termos nominais (sem considerar a inflação) e 3% em termos reais, chegando a R$ 5,316 trilhões.
Redação com Agência Brasil