Com a conquista do título brasileiro nesta quinta-feira, o Corinthians já começa a pensar na próxima temporada, quando disputará a Libertadores e tentará o seu segundo título da competição. A meta é montar um “super-time” para sobrar novamente em campo. E o presidente Roberto de Andrade anunciou uma “boa notícia”, sem dar mais detalhes – pode ser uma grande contratação ou a assinatura dos naming rights da Arena.
Apesar da conquista, o sexto título brasileiro do Timão, o técnico Tite enfrentou algumas dificuldades para montar a sua equipe ao longo da competição. Com as saídas de Emerson e Guerrero, por exemplo, precisou encontrar soluções dentro de seu próprio elenco, já que o clube tem problemas financeiros. E conseguiu.
Agora, a meta da diretoria alvinegra é tentar oferecer ao treinador corintiano um elenco suficientemente qualificado em todas as posições, dando suporte para que seja realizado um bom trabalho e, consequentemente, uma grande Libertadores, obsessão do clube.
O primeiro “reforço” para 2016 poderá ser de um velho conhecido. Contratado em janeiro de 2013, Alexandre Pato, atualmente no rival São Paulo, pertence ao Timão e retornará ao clube no final do ano. Embora alguns dirigentes sejam contra o retorno do atacante e desejam a sua venda, Tite quer conversar com o atleta para saber a sua vontade. O jogador seria a solução para o ataque, apesar da boa fase de Vagner Love. Ainda assim, o destino mais provável é a Europa.
Ídolo do clube e campeão brasileiro de 2005, o atacante Carlitos Tevez foi especulado para reforçar a equipe. No entanto, dirigentes já fizeram questão de desmentir qualquer negociação. Além disso, o título do Campeonato Argentino pelo Boca Juniors dificulta ainda mais qualquer possibilidade de negócio.
Nomes pouco conhecidos no futebol brasileiro também podem chegar ao time. São os casos do goleiro Douglas e do meio-campista Alan Mineiro, ambos do Bragantino, que realiza boa campanha na Série B, disputando ponto a ponto o acesso. A dupla pode seguir os passos de outros ex-atletas do Massa Bruta, que deixaram o clube para defender o Timão, como o goleiro Felipe, o volante Paulinho e o atacante Romarinho.
Quem também pode reforçar a equipe do técnico Tite é o atacante Guilherme Queiroz. Artilheiro da Série C com 12 gols anotados vestindo a camisa da Portuguesa, o jogador tem chances de desembarcar no Parque São Jorge. O clube alvinegro é um dos interessados no futebol do atleta, de 25 anos, que tem contrato com a Lusa somente até o final do ano.
Além da chegada de jogadores, a diretoria do Corinthians também precisa se preocupar com alguns atletas que chamam a atenção de outros clubes. Um deles é o zagueiro Felipe. Antes muito contestado pela torcida alvinegra, hoje é titular incontestável ao lado de Gil e colocou o experiente Edu Dracena no banco de reservas. O defensor tem contrato até 2018, mas já admitiu que poderá deixar o clube.
Outra novela que se estende desde a metade do ano é em relação ao volante Ralf. Com vínculo até o final da temporada, Ralf perdeu a posição ao longo do Campeonato Brasileiro, mas recuperou e novamente se tornou o cão de guarda corintiano. O jogador aguarda uma renovação com o clube, que segue emperrada. Paralelamente a isso, muitas equipes demonstraram interesse em contar com o jogador. O São Paulo e a dupla teriam vontade de contratar o atleta, multicampeão com a camisa do Timão.
band.com.br