Nesta quarta-feira (18) acontece a eleição para a escolha da nova presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Alagoas. A disputa marcada principalmente pela troca de acusações, possui três chapas que almejam administrar uma das instituições mais influentes do país.
A eleição ocorre a partir das 9h de amanhã e segue até às 17h em Maceió e nas demais subsecções no interior do estado. Para votar, o advogado precisa apresentar a carteirinha da OAB/AL ou qualquer documento com foto e estar quites com o pagamento das anuidades da Ordem, até 2014.
Encabeçando a Chapa 2 “Advogados por uma nova Ordem”, Fernando Falcão criticou a atual gestão dizendo que a OAB-AL deixou os advogados à própria sorte. “Quero fazer uma Ordem que seja o orgulho da sociedade. São necessárias mudanças para a sobrevivência do profissional em Alagoas. A insatisfação é da maior parte da categoria”, disse.
Uma das declarações mais polêmicas de sua campanha foi que “o mercado da advocacia alagoana é um cartel”. “Os advogados contratados recebem esmolas, mas não conseguimos emplacar o pleito pelo piso salarial por causa dos grandes escritórios de advocacia”.
Já a segunda candidata, Fernanda Marinela da Chapa 1 “Avança OAB”, teve uma campanha impulsionada nas redes sociais tentando justificar acusações, como o texto veiculado no Jornal O Dia sobre sua contratação durante a gestão do ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (2005 a 2012), para ministrar aulas em um curso promovido pela Procuradoria Geral do Município, comandada pelo esposo.
A Chapa 3 – “Muda OAB”, tem como candidato o advogado Roberto Mendes. Já com uma campanha mais simples, o terceiro concorrente preferiu investir em visitas aos escritórios e órgãos, além de entrevistas em rádios.
Redação