Manifestações cobrando salários atrasados se espalharam pelo Estado nas últimas semanas. O 13° salário é uma realidade que para alguns ficará para 2016. Diante da situação, os prefeitos alagoanos se reúnem nesta segunda-feira (16) com a bancada federal do estado para discutir assuntos relacionados aos cofres públicos.
O encontro que ocorre na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) também contará com a participação do presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Otávio Lessa, e com membros do Governo Estadual.
Entre os assuntos discutidos estão a implementação do Imposto Sobre Serviços (ISS), piso do Magistério, cumprimento do acordo de 1% Fundo de Participação dos Municípios (FPM), atualização dos programas federais e proposta de Emenda Constitucional (PEC), enviada pelo Executivo sobre a CPMF, defende a sua repartição com o Estados e Municípios.
O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, conversou com a imprensa e informou que a reunião é de caráter de urgência. “Sabemos da falta de dinheiro que o Governo Federal possui, mas o pouco que se tem não está sendo repartido de forma correta”, comentou.
A falta de dinheiro nos cofres públicos se esbarra com os últimos casos de corrupção denunciados pela imprensa local e nacional que envolve prefeitos alagoanos. Alguns deles estarão presentes no encontro.
Marcos Filipe Sousa