O cantor, compositor e violonista Docho Manta e a banda Rádio Sintonia apresenta o show “Quem samba seus Males espanta”, a partir das 23h, no bar e restaurante Fidel Cozinha Boêmia. De acordo com o músico, o repertório vem com sambas autorais que homenageiam os 200 anos de Maceió. “As letras falam de coisas que vivi na cidade”, diz Manta, que, também, interpreta composições de Jorge Benjor, Seu Jorge e Novos Baianos em releituras de samba-rock.
“Também faço versões de Chico Science. Fazemos as músicas desses artistas como releituras, nunca são iguais às gravações originais”, explica Manta, avisando que tocará junto com o baixista Lucas Brown e o baterista Rudson França.
Docho Manta, de 29 anos, nasceu em Recife (PE), mas vive na capital alagoana desde os três anos de idade. Acaba de chegar de uma pequena turnê pela Europa, tocando músicas próprias e as releituras que faz de clássicos da música popular brasileira, em cidades como Berlim na Alemanha, Veneza na Itália e Bled na Eslovênia. “Tenho amigos que moram na Eslovênia, os atores Kristijan Gucek e Ana Facchini. Eles são bem conhecidos lá. Em fevereiro, retorno para mais alguns shows que já estão agendados.”
Em 2016, grava o segundo álbum (o primeiro, “Encantos”, foi lançado em novembro do ano passado). “Nesse novo trabalho, misturo o folk e o rock a essa pegada de samba-rock”, afirma o artista, que há dez anos tocava reggae na banda Nhandeara. “O ‘Encantos’ buscava os ritmos africanos e era mais percussivo, mais xamânico”, reconhece, lembrando o outro conjunto musical de que participou, a banda Samba da Ladeira.
“O novo álbum tem a participação de um músico amigo meu, Wayra Rollieri, que é de Alto Paraíso [Chapada dos Veadeiros, Goiás]. Misturamos as influências de Beatles, Bob Dylan, música folk, mas sempre com o samba rock na base.”
Manta diz que gosta de “dar vazão a outros ritmos”. “Agora que estou realizando um projeto solo, sinto-me bem livre para fazer o que gosto. Com o Samba da Ladeira tinha de ser samba. Nesse meu projeto, toco de tudo, dentro dessa influência do samba e do samba-rock.”
PROGRAMAÇÃO AO VIVO FIDEL – Nesta sexta-feira (13), abertura com Itamar Orla, às 20h30, e show “Quem samba seus Males espanta”, com Docho Manta e a banda Rádio Sintonia, às 23h; sábado (14), abertura com Luiz Sampaio às 20h30 e show da banda Ferrovia Aérea às 23h. No domingo (15), às 17h, especial Ricardo Lopes Trio, com participação da cantora Fernanda Guimarães.
FIDEL COZINHA BOÊMIA – Rua Sargento Jayme Pantaleão, 291, bairro do Prado, região central de Maceió. Couvert às quartas e quintas-feiras, R$ 5; às sextas e sábados, R$ 8. Reservas pelo tel. (82) 9 9686 3710. Aceitam-se todos os cartões. Aberto até o último cliente.
Assessoria