Antônio Teixeira (PMN), prefeito da cidade de Tanque D’Arca, agreste de Alagoas foi destaque nacional na noite deste domingo (8) em uma reportagem especial do Programa Fantástico, da Rede Globo, sobre corrupção em prefeituras do interior.
Em conversa com a equipe de jornalismo, o proprietário de uma empresa de construção que presta serviço à prefeitura informou que era chantageado por Teixeira. “Ele disse que iria cancelar os meus contratos, caso não liberasse um dinheiro para ele”, relatou o homem que não quis se identificar.
O propina era de 30% do valor de cada contrato fechado com a administração municipal, somando R$ 150 mil. “Ele chegou a me perseguir para cobrar o dinheiro”, informou o dono da empresa que filmou e denunciou o esquema.
Já o prefeito negou as acusação. “Chegou a hora de acabar com a corrupção”, exclamou Teixeira sem saber que havia sido filmado recebendo propina.
São Luiz do Quitunde
A cidade do litoral norte de Alagoas também foi alvo das investigações da equipe do Fantástico após denúncias do procurador-geral Sérgio Jucá que também participou da reportagem. Eraldo Pedro (PMDB), prefeito de São Luiz do Quitunde, é mostrado em um vídeo recebendo propina de um empresário da cidade que também denunciou a extorsão.
Mourivaldo Rodrigues disse relatou que pagamentos mensais era feitos em mãos ao prefeito. “Eu pegava o dinheiro na minha gaveta, entregava e ele contava”. Eram aproximadamente RS 3 mil em notas frias. “Ele usava até o valor para serviços no próprio carro”, descreveu Rodrigues.
Redação