Na manhã deste quinta-feira (5) a presidente Dilma Roussef (PT) conseguiu reunir na cidade de Inhapi, os políticos do Estado durante a inauguração do trecho 3 das obras do Canal do Sertão. Governador, prefeitos e parte da bancada federal presenciaram um evento que se transformou em palanque eleitoral.
Renan Filho (PMDB) citou a importância da visita da presidente e garantiu a continuação da obra. “Não devemos abaixar a cabeça diante da crise que o país vive. Temos que nos reinventar e ser criativos”, colocou. Em seguida o discurso do chefe do Executivo estadual se transformou numa prestação de contas das atividades do Governo. Ele citou a redução nos índices de violência e os avanços na área da Educação, como a construção das escolas em tempo integral
O discurso mais aguardado era o de Dilma Rousseff. A presidente iniciou fazendo uma crítica aos opositores. “Não pensamos apenas em Bolsa-Família. Pensamos em infraestrutura. Obras como essa garantem melhores condições de vida à população”, expressou. Assim como o governador, ela garantiu a continuação dos trabalhos e disse que até o fim de ano espera que os primeiros oito municípios comecem a sentir as benefícios do Canal do Sertão.
As cidades que compõem a Bacia Leiteira também receberão a água que passará pelo Canal do Sertão através de duas adutoras.
A presidente também anunciou início das obras de pavimentação da BR que liga os povoados de Carié e Inajá, interior do estado.
Dilma aproveitou o restante do discurso para falar de outros assuntos não relacionados à inauguração. Citou as Olimpíadas do Conhecimento, interiorização das universidades federais e até o desmatamento na Amazônia. Ela ainda mandou uma indireta sobre os escândalos que assombram sua administração. “Um Governo tem que ser julgado pelas oportunidades que dá ao seu povo”.
Em seguida, a comitiva presidencial se dirigiu para o aeroporto de Paulo de Afonso, onde a presidente seguiu para Maceió onde se reunirá com empresários.
Marcos Filipe Sousa