A consulta pública para escolha do novo reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), quadriênio 2015-2019, ocorre nesta terça-feira, 27, das 9h às 21h. São 13 locais de votação, distribuídos em Maceió e no interior do Estado e só não votam os servidores aposentados.
No Hospital Universitário, a votação foi iniciada às 8h. Nos polos e unidades onde não há atividades à noite, o processo será encerrado às 17h. Segundo a Comissão Central Eleitoral, que coordena a consulta pública, a apuração dos votos começará amanhã, 28, às 9h, no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC).
Os locais de votação são: ginásio de esportes e Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A.C. Simões; HU, Espaço Cultural e Centro de Ciências Agrárias, em Rio Largo. No interior, haverá urnas no Campus Arapiraca e nas unidades de Penedo, Palmeira dos Índios e Viçosa; além do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. Para os alunos de Educação a Distância, haverá seções de votação em Maragogi e São José da Laje.
Podem votar docentes integrantes da carreira do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico, professores substitutos, voluntários e visitantes em efetivo exercício na Ufal. Também são eleitores servidores licenciados, afastados e cedidos a outros órgãos. Apenas os servidores aposentados não podem votar.
Concorrem aos cargos máximos da Ufal, três candidaturas:
Chapa 01 – Outra Ufal é Possível, tendo à frente Valéria Correia, diretora da Faculdade de Serviço Social, e José Vieira, coordenador do curso de História do Campus do Sertão;
Chapa 02 – Seja Mais Ufal, encabeçada por Rachel Rocha, atual vice-reitora, e José Carlos, diretor do Instituto de Matemática;
Chapa 03 – Muda Ufal, liderada por Márcio Barboza, presidente da Adufal, e Eliane Cavalcanti, diretora do Campus Arapiraca.
Caso haja segundo turno, uma nova consulta será feita no dia 5 de novembro.