A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta segunda-feira que adiou o leilão de 12 lotes de novos empreendimentos de transmissão (Leilão 5/2015) para o dia 18 novembro, às 10 horas, na sede da BM&FBovespa (SP). O certame estava previsto anteriormente para 6 de novembro, mesmo dia em que serão relicitadas 29 hidrelétricas com contrato de concessão vencido.
O edital do leilão foi aprovado pela diretoria da Aneel no último dia 6 de outubro. Ao todo, serão licitados cerca de 4,6 mil quilômetros de linhas de transmissão, com capacidade de 9.700 megavolt-ampere (MVA) nas subestações.
As novas redes de transmissão vão cortar os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. A expectativa é de investimentos de R$ 7,5 bilhões, com geração de 17.868 empregos diretos.
As linhas de transmissão deverão entrar em operação comercial no prazo de 36 a 60 meses a partir da assinatura dos contratos de concessão, com 30 anos de duração. A soma das Receitas Anuais Permitidas (RAP) máximas, definida no edital, totaliza R$ 1,3 bilhão. Vence a disputa a empresa que, isoladamente ou em grupo, propuser a menor receita.
Valor