Os beneficiários do Programa Bolsa Família começam, nesta segunda-feira (19), a receber o benefício referente ao pagamento do mês de outubro. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa que o pagamento é feito de forma escalonada, sempre nos últimos 10 dias úteis de cada mês.
Para saber o dia em que o recurso estará disponível para saque, o beneficiário precisa observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no seu cartão. Para cada final, há uma data correspondente por mês, que indica o primeiro dia em que a família poderá fazer a retirada do dinheiro. O valor fica disponível para saque por 90 dias.
A partir de hoje está liberado o pagamento para os beneficiários que têm o NIS terminado em 1. Já nesta terça-feira (20), para os cartões terminados em 2. No dia 21, quarta-feira, será a vez dos beneficiários que tem cartão com final 3. O calendário segue até o dia 30 de outubro, quando é liberado do saque do benefício para aqueles que têm o NIS terminado em 0.
Os titulares do Bolsa Família podem sacar os valores do benefício nas agências da Caixa Econômica, caixas eletrônicos, Caixa Aqui e casas lotéricas, sempre de posse do cartão do programa. Caso o beneficiário não possua o cartão magnético, os valores podem ser pagos diante da apresentação de uma guia de pagamento avulsa ou diante de um documento original de identificação, que pode ser o Documento de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Trabalho.
“A gente alerta ainda aos beneficiários que fiquem atentos ao extrato de pagamento, emitido no momento do saque do benefício, pois o comprovante informa sobre o descumprimento de alguma condicionalidade, a exemplo do recadastramento que deve ser feito a cada dois anos”, destacou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.
Em Maceió, cerca de 80 mil famílias são beneficiadas com o programa Bolsa Família. Além da sede do CadÚnico, localizada na Rua Barão de Atalaia, nº 753, no Poço, as demandas do Programa Bolsa Família também podem ser atendidas na Unidade Descentralizada do Cadastro Único/Bolsa Família, localizada no bairro do Prado (Avenida Amazonas, 90) e nos postos de descentralização, que funcionam nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Denisson Menezes, Sônia Sampaio e Pitanguinha. Nos postos descentralizados, acontece apenas o atendimento para famílias referenciadas nestes Cras.
O beneficiário da capital alagoana pode obter mais informações e tirar outras dúvidas pelo telefone (82) 3315-3686 ou pela Central de Relacionamento do MDS (0800 707 2003).
Ascom Semas