Em um formato inovador no Hiper Feirão Flytour, que aconteceu de 02 a 04 de outubro em Santos (SP), os visitantes podiam conhecer os estandes dos 180 expositores e já sair de lá com vouchers de hospedagem, aéreos e passeios na mão. Maceió foi o segundo destino mais vendido do País, na feira promovida pela operadora Flytour, ficando atrás apenas de Natal (RN).
De acordo com o secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, esse tipo de evento é uma tendência no mercado do turismo. “É uma feira que traz a oportunidade de promover o destino diretamente para o público final e gerar resultados reais e imediatos de venda de produtos turísticos”, comentou.
Na feira havia representantes de secretarias de turismo, receptivos, hotéis e restaurantes. “É a primeira vez no Brasil que o público tem contato direto com toda essa cadeia produtiva em um só lugar”, contou Daniel Firmino, diretor de produtos nacionais da Flytour.
Antes do evento, a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) atuou na capacitação de 200 agentes de viagem da operadora Flytour, que está hoje entre as maiores do País.
Para Larissa Borsato, diretora de marketing da Semptur, a capacitação foi muito produtiva. “Nós desenvolvemos uma capacitação dinâmica, focada em promover informações estratégicas sobre a vocação turística da capital, seus principais atrativos, facilidades e diferenciais. Isso é essencial para que o agente tenha propriedade para oferecer o destino aos seus clientes”, explicou.
“Durante momentos de crise econômica, precisamos apostar na inovação e nas estratégias mais eficientes para fortalecer o turismo como uma alternativa econômica para continuar gerando desenvolvimento econômico e social para Maceió”, completou o secretário municipal de Promoção do Turismo.
Segundo Firmino, essa capacitação fez toda diferença nos resultados de venda no Feirão e deve render ainda muitos bons frutos para o verão e o pós-temporada. “A maioria dos agentes que estava ali não conhecia Maceió. Então, a presença dos representantes do destino apresentando os produtos e roteiros, tirando todas as dúvidas e expondo as belas imagens foi essencial para motivar os consultores na venda. A presença institucional na feira também dá muita credibilidade para o destino, pois os turistas que estavam comprando pacotes para Maceió podiam esclarecer dúvidas sobre atrativos diretamente no estande de Alagoas”, destacou.
Maceió na Submarino Viagens
Outra aposta do destino de Maceió para incrementar as vendas para a temporada foi a capacitação dos consultores de viagem da plataforma Submarino Viagens. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), que participaram de um treinamento dos agentes na sede da empresa. Para Larissa, além das apresentações dos destinos, os agentes podiam experimentar a gastronomia local e tirar todas as dúvidas sobre os produtos turísticos.
Jair Galvão explica que esse tipo de estratégia é fundamental para impulsionar a comercialização do destino. “Além das parcerias com o trade e as agências de viagem que têm promovido o destino de Maceió, precisamos também investir nas novas plataformas e tecnologias que estão crescendo de forma muito rápida no mercado turístico. Essa capacitação vem de encontro com nosso investimento no marketing digital e na divulgação do destino nas mais diversas plataformas online. Hoje em dia, as redes sociais como, por exemplo, o Facebook, são decisivas na decisão de viagem dos internautas de todo o mundo”, ressaltou o secretário.
Estima-se que 68% dos estrangeiros que visitaram o país no ano passado usaram a internet para planejar a viagem.
Ascom – Maceió