Deputados federais e senadores de Alagoas estiveram longe de ser premiados na nona edição do Prêmio Congresso em Foco 2015, realizado na última quinta-feira, 8, que avalia a opinião pública de quem são os melhores parlamentares brasileiros. Os ganhadores desta edição foram o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) e o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).
Ao analisar a lista de votos, JHC recebeu 567 votos ficando em 62ª posição. Ele foi o mais votado entre os outros parlamentares que representam o estado. Em seguida apareceu o petista Paulão com 121 no 184º lugar. Em terceiro está Pedro Vilela (63 votos) e Givaldo Carimbão (35).
Foram premiados os 20 deputados e os dez senadores mais bem avaliados pelos internautas. Assim como Jean, também receberam troféus os deputados Chico Alencar e Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), que ficaram com a segunda e a terceira colocação, respectivamente. No Senado, depois de Caiado, os mais votados foram Romário (PSB-RJ) e Aécio Neves (PSDB-MG). Os dois não compareceram ao evento, alegando outros compromissos.
Na lista dos 10 melhores senadores, nem Renan Filho, Benedito de Lira e Fernando Collor estiveram no ranking.
Além de melhor deputado, Jean Wyllys também foi o mais votado pelos internautas nas categorias Parlamentares de Futuro, que homenageia deputados e senadores com menos de 45 anos que mais se destacam, e Defesa da Cidadania e da Justiça Social. Foi, ainda, o segundo mais votado entre os jornalistas.
Já Caiado foi o mais destacado na Defesa da Agropecuária e o terceiro mais votado na Defesa da Cidadania e da Justiça Social. Em seus discursos de agradecimento, os dois destacaram a importância da premiação.
O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb). O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), do site Vote na Web, da Federação Brasileira de Associação de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e da Agência Radioweb.
Com o jornal A Notícia