Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que nos últimos dois anos a violência em Alagoas diminuiu. Apesar da boa notícia, o estado ainda lidera a lista como a região mais violenta do país.
Os números divulgados do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apresentam uma redução de 3,5% em relação a 2013. A taxa alagoana ficou em 66,5 mortes violentas intencionais por cem mil habitantes, somando ao todo 2.208 mortes violentas intencionais somente no ano passado.
Do outro lado, o Governo divulgou na semana passada que apesar da violência, a Polícia Civil (PC) esclareceu 70% dos crimes cometidos. Porém os dados do Estado não especificaram assassinatos, apenas delitos praticados por menores, tráfico e por ilegal de armas.
O Ceará que possui a capital mais violenta do país, teve um índice de 50,8 e Rio Grande do Norte a taxa subiu 3,9% e saltou para 50 mortes por cem mil.
O estudo de 2015 leva em consideração os homicídios dolosos (quando há intenção de matar), os latrocínios, as lesões corporais seguidas de morte, os policiais mortos e as vítimas de violência policial de 2014.
Por Marcos Filipe Sousa