Durante os dias 4 e 8 de novembro, Ouro Preto vai sediar a 11ª edição do Fórum das Letras, que tem a sua programação montada a partir do tema Diversidade Cultural e Liberdade de Expressão. Uma das ações mais importantes deste ano será a inauguração da primeira casa refúgio para escritores da América Latina, que havia sido anunciada em 2014. Guiomar de Grammont, idealizadora e coordenadora da iniciativa, durante a coletiva de imprensa realizada nesta manhã, afirmou que ainda está sendo avaliado qual escritor, em situação de refugiado, será recebido, em razão das questões burocráticas envolvidas.
“Nós estamos fazendo muitos esforços para resolver a chegada de algum escritor que vai permanecer nesse local que é muito importante, e coloca a cidade de Ouro Preto numa rede que defende a autonomia das pessoas, a liberdade de escrita e de expressão”, disse Grammont, que garantiu a abertura do espaço no próximo mês.
O festival vai homenagear Graciliano Ramos (1892 – 1953) e será inaugurado com o bate-papo entre os autores Ricardo Ramos, Elizabeth Ramos, ambos netos do romancista alagoano. Audálio Dantas, que escreveu o título “A Infância de Graciliano Ramos” e o pesquisador Wander Melo Miranda, que já compôs ensaios sobre a obra de Ramos, também vão participar da mesa com mediação de Grammont.
Como nos anos anteriores, o fórum mantém a proposta de abarcar diferentes segmentos em torno de literatura e vai reunir nomes que refletem a produção atual seja na prosa, como Marcelino Freire, Conceição Evaristo, José Luis Peixoto (Portugal) ou na poesia, a exemplo de Ana Elisa Ribeiro, Carlito Azevedo, Lopito Feijó (Angola), entre outros. Além desses, estão confirmados também Learte Coutinho, que vai tratar de questões ligadas a sua trajetória, Vladimir Safatle e Míriam Leitão.
Outros encontros voltados à abordagem das relações entre literatura, jornalismo e direito, além das atividades que visam estimular a leitura desde a infância, também estão previstas no conjunto de diálogos a serem promovidos neste ano.
Confira programação completa aqui.
Com o site O Tempo