Quando chega a temporada outono-inverno e aquele vento mais frio fica insistente, a maioria das mulheres começa a sentir os lábios ressecados.
“Por ser uma mucosa em constante movimento, é a região mais sensível do rosto. A baixa na umidade que vem com a mudança de clima faz com que ela resseque mesmo, principalmente no contorno. Coça, arde e chega a descamar, se não houver o cuidado necessário”, afirma Chloé Gaya, maquiadora e consultora de imagem da rede de salões Jacques Janine.
Outra razão que leva ao ressecamento dos lábios é a falta de hidratação do corpo, de dentro para fora. Trocando em miúdos, a falta de ingestão de água. A dermatologista Mônica Linhares, diretora do Espaço Saúde Rio e membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Estética, explica:
“No calor, todo mundo bebe líquidos em abundância, porque sua e sente sede. Já no frio, a sede é menor e muitas pessoas esquecem de tomar um copo d’água de quando em quando, o que resseca o corpo todo. Isso acaba sendo sentido nos lábios”.
Cuidados no dia a dia
Esteja o frio que estiver, não é difícil manter a saúde e a boa aparência dos lábios. Chloé e Mônica dão dicas que estão ao alcance de todas:
1 – Use hidratantes, protetores ou balms labiais o dia todo: eles mantêm a umidade da mucosa dos lábios e impedem o ressecamento. Não esqueça de reaplicar o produto após beber algo ou escovar os dentes. Caso queira usar um batom junto, aplique primeiro o hidratante, protetor ou balm e só então a cor escolhida.
2 – Verifique os componentes do hidratante, protetor ou balm: dê preferência àqueles que tiverem manteigas, óleos ou glicerina na fórmula, pois esses são os hidratantes mais poderosos.
3 – Lance mão de batons hidratantes: uma reclamação comum de quem aplica o batom sobre hidratantes, protetores e balms é que a cor e a cobertura ficam prejudicadas. Se você for desse time, aposte em bons batons dois-em-um, que aliam a hidratação à cobertura uniforme.
4 – Evite os batons muito escuros: quanto mais escuro, mais metais pesados (como o mercúrio) o batom tem. E esses componentes ressecam ainda mais os lábios. De acordo com a dermatologista Mônica Linhares, os vermelhos e os marrons são os que mais tendem a prejudicar os lábios. Mas vale lembrar que os batons hidratantes desses tons não agridem a mucosa.
5 – fuja dos batons matte: para alcançar aquele efeito opaco, eles são secos demais, o que naturalmente resseca os lábios.
6 – Capriche na hidratação noturna: independentemente da quantidade de hidratação aplicada ao longo do dia, e especialmente se você não resistiu e usou um batom matte porque estava com muita vontade, aplique um hidratante labial com vitamina B nos lábios antes de dormir. Ele dará uma turbinada na umectação da mucosa labial, mantendo a região bonita e saudável.
Se o estrago já estiver feito
Nem sempre dá tempo de tomar todas as precauções necessárias, e quando olhamos no espelho, lá estão os lábios ressecados. Quando esse for o caso, siga os conselhos de Chloé e de Mônica:
1 – Evite passar a língua nos lábios ressecados: esse movimento quase involuntário leva saliva à mucosa labial – e a saliva resseca ainda mais a região.
2 – Não arranque as pontinhas de pele que se desprendem dos lábios ressecados: é tão comum quanto perigoso puxá-las com os dentes, isso causa feridas que podem ser uma porta de entrada para lesões e até herpes. Resista à tentação!
3 – Beba bastante água: hidratar o corpo de dentro para fora é importante para manter a mucosa labial saudável.
4 – Aplique esta máscara caseira hidratante, receita da dermatologista Mônica Linhares: uma colher de amido de milho e mel suficiente para chegar ao ponto de pasta. Aplique sobre os lábios, deixe agir por dez minutos, lave com água fria e passe o hidratante labial habitual.
Por , especial para o iG São Paulo