O Rio Jequiá foi atingido por um derramamento de aproximadamente 15 mil litros de melaço após um tanque da Usina Porto Rico, localizada em Campo Alegre, no interior de Alagoas, se romper. O rio é utilizado para pesca, abastecimento de povoados, irrigação e agricultura.
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o reservatório estava com um volume de 100 mil litros de melaço, e aproximadamente 15% atingiu o rio através de uma galeria pluvial.
O rompimento ocorreu por volta de 1h30 da segunda-feira (23). O vazamento foi contido, mas parte do melaço ficou no solo e outra parte drenou para uma lagoa de decantação, que foi bombeada para canais de irrigação. O solo da planta industrial da usina também ficou com muito resíduo.
O melaço tem origem na cana-de-açúcar e resulta da etapa de centrifugação na fabricação de açúcar e é utilizado na fermentação para produzir álcool e como matéria prima para cachaça, rum, fermentos biológicos e também é usado como rações animais. O produto não é tão tóxico, mas pode causar problemas para o rio como a qualidade da água.
As causas do acidente estão sendo investigadas. Uma das hipóteses é do tanque ter se rompido por causa de uma pequena explosão de gases.
Equipes do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) foram acionados nesta terça (24) para fazer vistorias no local e para avaliar os danos causados.
Os órgãos responsáveis trabalham para identificar alterações na coloração da água, bem como a mortandade de peixes.
As amostras de água coletadas passarão por análises em laboratório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Rio Jequiá
A bacia hidrográfica do Rio Jequiá tem uma área de 855,34 km², abrange 11 municípios alagoanos e sua população foi estimada em 264.095 habitantes em 2018. Os dados são da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Municípios da bacia hidrográfica do Rio Jequiá:
- Anadia
- Belém
- Boca da Mata
- Campo Alegre
- Jequiá da Praia
- Junqueiro
- Limoeiro de Anadia
- Roteiro
- São Miguel dos Campos
- Tanque D’Arca
- Taquarana
fonte: G1