A NASA revelou, na última semana, que realizou a primeira manobra coordenada entre dois satélites de pequeno porte no espaço. O experimento aconteceu no final de junho e envolveu dois CubeSats, um tipo diferente de espaçonave pequena e cúbica, e ambas realizaram movimentos na órbita baixa da Terra através de mensagens de rádio entre elas.
Os dois satélites são movidos a vapor e estavam a uma distância de aproximadamente nove quilômetros. A “conversa” entre ambos envolveu sinais para um CubeSat se aproximar do outro convertendo parte da água em seu tanque em vapor para fazer a manobra. Um vídeo foi divulgado pela organização norte-americana para mostrar como funcionou todo esse processo. Confira logo abaixo, em inglês.
Os CubeStas são satélites mais baratos e do tamanho de uma pequena caixa de guardanapos, mas o experimento já mostra que é possível planejar uma série de manobras de propulsão com outros veículos e até mesmo com grupos de pequenas espaçonaves. Isso pode permitir que a organização envie grupos de satélites para explorar pontos mais distantes do espaço.
“É emocionante pensar sobre as possibilidades permitidas com relação ao espaço profundo, organizando autonomamente enxames de pequenas espaçonaves”, comentou o gerente do programa de Tecnologia de Pequenas Espaçonaves da NASA, Roger Hunter.
fonte: TecMundo